Tema a Deus e guarde seus mandamentos


“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” - Eclesiastes 12:13-14 

Essas foram as últimas palavras de Salomão no Livro de Eclesiastes.

A tradução mais literal do verso 13 diz: “Teme a Deus e guarda seus mandamentos; porque é o todo do homem.... Salomão afirmou que o temor do Senhor e a obediência tornam as pessoas existencialmente completas, preenchem seus vazios e produzem satisfação e significado para a vida. Como alguém pode recusar a garantia de tão grandes benefícios?!

No princípio o homem via e se relacionava com Deus plenamente, tinha paz e refletia Sua glória, mas ao deixar de temer e obedecê-Lo, perdeu esse privilégio que o fazia satisfeito e completo na vida.

Depois que o pecado corrompeu a condição humana, sobre todas as experiências que o homem vive e busca nesta vida, Salomão declara que a mais importante e urgente é temer a Deus e obedecê-Lo, além desta, tudo é vaidade, desperdício de tempo, esforço sem resultados, esperança inconstante, distrações provisórias de angústias e inseguranças diante da iminente vida após a morte!

A palavra “dever”, adicionada em algumas traduções, expressa a ideia de que toda a responsabilidade e propósito do homem diante de Deus é temê-Lo e andar em conformidade com a Sua vontade. Salomão apresenta uma razão muito clara, o juízo Divino (v. 14). Esse último pensamento adverte seus leitores quanto a certeza do dia em que Deus julgará a todos, dia esse que se aproxima e estaremos diante do Supremo Juiz, com todos os resultados produzidos na história da nossa vida, quando tínhamos a instrução dos Seus “mandamentos”. Nesse dia cada ação será julgada, inclusive as que são mantidas em segredo. Será impossível esconder algo do Seu juízo.

Ericson Martins

0 comentários: