Bom futuro


“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança” (Pv 23:17-18)

Diante da Igreja, homens em geral, sem o devido temor do Senhor, frequentemente planejam e persistem na busca pela satisfação e felicidade pessoais, cada um à sua maneira, e mesmo por caminhos duvidosos e reprováveis, muitos acabam ostentando sucessos. Enquanto o povo de Deus, sob aparente desvantagem, por causa de restrições na consciência pela Palavra, às vezes, se vê pressionado a invejar os pecadores, a percorrer o mesmo caminho deles. Infelizmente muitos cristãos têm cedido à essas provocações e assumido concorrer com os pecadores, como se ambos estivessem caminhando para o mesmo destino. Deus, entretanto, instrui o Seu povo, sob quaisquer tentações, a não os invejar (Sl 73), pois nada além de desapontamento aguarda os filhos deste mundo em ruínas espirituais, enquanto para os que o temem, a esperança na felicidade eterna jamais será frustrada.

A vida terrena, como se encontra, é temporal, passageira. Por falta desse convencimento os pecadores disputam vantagens entre os distraídos e bens materiais que perderão seu valor e sentido na eternidade. Os que confiam na Palavra de Deus não podem desperdiçar seu tempo, centralizando suas vidas nessas coisas, como se a sua esperança se limitasse apenas a esta vida. Devem, sobretudo, perseverar na esperança da volta de Cristo como motivo da sua fidelidade a Deus, prosperando ou não em seus planos terrenos.

A palavra esperança significa simplesmente “esperar com expectativa”. Ela é a virtude que capacita o cristão atravessar o caminho das seduções, adversidades e até oposições, certo no cumprimento da promessa (Rm 4:18-21), mediante a influência do Espírito Santo (Rm 5:1-5, 15:3). Ora, esperança consiste de confiança em Deus, acima de tudo o que somos capazes de conhecer, realizar e controlar a favor da nossa segurança. Sem ela a visão do homem é limitada por aquilo que é temporal e, por isso, desesperadora (1 Co 15:19). 

Se porventura nos encontrarmos em algum momento em que tudo parecer não estar “valendo a pena”, nos lembremos que a promessa Divina quanto ao “bom futuro” é infalível e não esmoreçamos no caminho do temor do Senhor, mas resistamos às tentações, mantendo firme nossa confissão e testemunho. 

Não sabemos o que haveremos de enfrentar a cada ano. Poderemos viver as melhores alegrias da nossa história, mas também as maiores tristezas. Não temos como prever nenhuma delas, mas nos preparar para todas, reafirmando nossa inteira confiança em Deus no percurso de cada dia. Essa é uma perspectiva importante de se ter em mente frente a prosperidade dos que enganam e praticam maldades. Deixe-os apreciar seu breve momento ao Sol. Coloquemos nossa esperança no Senhor e continuemos avançando, pois, nossa esperança não será frustrada.

Que nossos corações não invejem os pecadores, mas no temor do Senhor, desejem zelo pela verdadeira religião, cuja vida cristã seja frutífera de boas obras, como expressão sincera da nossa fé!

Com amor,

Ericson Martins

8 comentários: